Responda com sinceridade: você faz PowerPoints ou Apresentações?
Se você ficou em dúvida ou respondeu “PowerPoint”, preciso relembrar você que a Microsoft é quem faz o PowerPoint. Você faz apresentações, combinado?
Porém, sinto em lhe informar que não é porque você usa o PowerPoint, Google Slides, Keynote, Prezi ou qualquer outra ferramenta que você necessariamente faz boas apresentações. Aliás, a principal mídia de uma apresentação é você – e não o seu PPT! É você quem transmite as mensagens, gera credibilidade e conquista confiança.
É muito comum as apresentações provocarem na audiência o famoso efeito “So What?”. Deixa eu explicar melhor: de quantas apresentações você já participou e ficou se perguntando “será que somente eu não estou entendendo?”, “o que eu ganho com isso?”, “o que eu devo fazer com toda essas informações?”... Dezenas, certo?
Não se culpe! Aqui vai um conceito básico: comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro entende. Portanto, em matéria de comunicação, quem tem a responsabilidade pela compreensão da mensagem é o emissor! Porém, se durante suas apresentações você tem percebido um “so what?” pairando no ar, é preciso replanejar e reestruturar as suas apresentações – ou seja, a sua comunicação!
Uma apresentação eficaz não somente comunica, mas principalmente vende! O que se traduz em criar percepções positivas, influenciar comportamentos e decisões, promover ações. Ou seja, cumprir o seu objetivo. Aliás, você tem clareza do seu objetivo em todas as suas apresentações? Qual o resultado que você busca? Fica a dica: se você não tem um objetivo claro, cancele a sua reunião!
Quando eu digo que uma apresentação “vende” pode ser de fato vender um produto ou serviço para um cliente ou prospect. Mas também estou me referindo às inúmeras outras situações como “vender” um projeto para o board da sua empresa, “vender” um conceito de trabalho para um parceiro de negócios, “vender” para o seu chefe os resultados da sua área, “vender” para um determinado público uma ideia durante uma palestra ou um treinamento etc.
Portanto, planeje com cuidado a sua próxima reunião e crie uma apresentação eficaz! É por meio de uma comunicação estratégica que você conquistará mais facilmente e rapidamente os seus objetivos.
Talvez você esteja se perguntando: como criar uma apresentação eficaz? Qual é o ponto de partida? Existe um elemento que muitas vezes se torna o divisor de águas em uma jornada de comunicação de sucesso: o storytelling. Uma metodologia que pode ser adaptada para a sua realidade corporativa ajudando você a contar boas histórias – ou seja, construir narrativas envolventes, discursos poderosos. Permite inclusive que você faça uma excelente apresentação até mesmo abrindo mão do PowerPoint! Quer saber mais sobre como o storytelling pode lhe ajudar a criar narrativas engajadoras e discursos poderosos – para apresentações, pitches de vendas, conversas com o time etc.? Acompanhe os próximos posts!